Clima

O clima no Chile é muito agradável de um modo geral. Me fizeram muito terrorismo antes de ir, dizendo que passaria os dias mais frios da minha vida. Não sei se por isso eu fui preparada para passar muito mais frio, ou se as pessoas são exageradas realmente.
É claro que o frio é mais intenso do que no Brasil, mas não é completamente diferente, pelo menos na época em que fui. Durante o dia o frio é similar ao encontrado na capital de São Paulo, e nos momentos mais gelados, lembra o frio sulino brasileiro.
A grande diferença é que o frio de lá não é "molhado" como aqui. Aqui quando faz frio, em pouco tempo você sente sua roupa e cabelos molhados, lá o vento deixa as bochechas vermelhas, mas não molha, é um vento seco vindo da cordilheira.
Quando chegamos no aeroporto sentimos muito frio, pois saímos com calor de São Paulo. Mas poucos minutos rodando pela cidade foram suficientes para o corpo se adaptar a temperatura.
Apenas quando estive na neve senti o frio entrar nos ossos de verdade. Claro que ali sentia o corpo tenso e o gelo subir pelos pés, mas o dia estava ensolarado e com dez minutos me exercitando senti calor e tirei uma das blusas, que logo em seguida tive que colocar novamente.
As noites não foram sofríveis também, pois todos os ambientes possuem climatizador, mas era neste horário que sentíamos o vento doer nos ossos e a vontade de se cobrir inteira era grande. Mas uma caminhada logo resolvia também, ou a emoção momentânea de lembrar que se estava em um lugar novo e cheio de coisas para se olhar.
Quando fomos para o litoral fazia muito frio em Santiago, creio que cerca de 7° ou 8°. No litoral, Valparaíso e Viña del Mar, a temperatura girava em torno de 10° e o sol parecia tão quente quanto um dia de verão nas praias brasileiras. Era engraçado observar o termômetro marcando 10° e todos tirando as blusas pesadas por estarem com calor. Onde no Brasil sentiríamos calor com 10°?
Todos os dias, ao acordarmos, íamos até as janelas do apartamento e observávamos as pessoas caminhando pelas ruas. Era a averiguação se fazia muito frio ou não. Se todos passavam com luvas, gorros e cachecol, lá íamos nós igual a eles. Se eles passavam com roupas leves, rapidamente estávamos na ruas com pouca roupa também.
O dia em que sai com saia, me disseram: "os brasileiros são calorentos ?", somos, claro que somos. Eu sou muito. Bastou sair um solzinho que saiu também um sorrisinho no meu rosto e minha alegria era o bastante para pensar: "Puxa, hoje não preciso sair parecendo um boneco de neve!".
Dizem que no inverno intenso, que ocorre no final de junho e o mês de julho, o frio é quase insuportável. Mas a época em que fui o clima está mais ameno. Atualmente, em outubro, a neve já começou a derreter e muito em breve as estações de esqui estarão fechadas. E a primavera e verão, segundo informações dos chilenos, são as estações mais lindas para se conhecer o Chile. É que ver neve para eles não tem graça, nós brasileiros, queremos ir para lá só por causa da neve!

6 comentários:

Oi Ligia ^^

legal seu diario ^^

quero ir pro chile tbm =D

vc vive aí?

bjo Aline

Olá Aline, ainda nao vivo no Chile, mas no próximo ano sim. Se for no proximo ano e quiser uma guia turística nao muito bem treinada, estarei a disposição *rs.

beijos

Aline, tdo bom ? adorei seu blog e pretendo viajar para o chile em outubro deste ano....queria umas dicas....principalmente de uma boa escola pra estudar durante 20 dias
Deixo contigo meu e-mail bre_maia@hotmail.com
bjs
Gisele

oi, eu vou para o chile em julho, la é assim muito frio? é pq eu moro numas das regiões mas quente do brasil e n to muito acustumada com o frio. bjss

Gostei muito de seus comentario. É o que sentimos mesmo. As preocupações com frio, etc. valeu! Vou semana que vem e se Deus quiser vai dar tudo certo.

oi
Gostei do seu relato sobre o Chile.
Vou para o Chile dia 11 de outubro e ficamos até dia 20.
O q levar na mala? É frio a noite, nesta época?
Um abraço