Adeus inverno

Diferente do que acontece no Brasil, aqui no Chile as estações do ano são bem determinadas e terminam e começam exatamente quando têm que terminar e começar.

No Brasil observamos a diferença somente entre verão e inverno, nossa primavera e outono não existem como aprendemos nos livros escolares: as flores não florescem na primavera e as folhas não caem no outono. Tudo o que sabemos é que no meio no ano faz “frio” e que em todos os outros meses, teremos calor.

Já aqui no Chile as estações são lindamente distintas. É lindo no outono ver folhas secas pelo chão e as arvores completamente “peladas”, da mesma forma como na primavera as flores estão gritando com suas cores por todos os lados. E seria demasiado falar em verão e inverno, são os verdadeiros opostos em tudo.

Hoje termina o inverno. Ainda estou trabalhando no Valle Nevado e já faz uma semana que percebi a diferença entre as duas estações. O que antes era somente frio, agora já amanhece com um sol agradável de primavera que passa o dia aquecendo o quanto pode.

Essa é minha última semana aqui há três mil metros de altura. A um princípio eu estava contente, porque depois de três meses eu já não suportava mais olhar para a neve e sentir frio, não ter sol.

Mas nestes últimos dias, olhar para a montanha branca com esse céu azul e o sol se esforçando para nem derreter a neve e nem nos deixar com frio, poxa, não tenho como não sentir umas borboletas dentro do meu peito.

Eu quero muito voltar para Santiago, porque adoro morar nessa cidade e receber toda a loucura diária que ela me proporciona. Mas nestes momentos de semi-despedida, acho que sentirei falta também da tranqüilidade de se viver na montanha, dos amigos que fiz, das pessoas que conheci, de tudo o que vi e vivi.

Hoje termina o inverno. Daqui quatro dias termina minha temporada nesse paraíso quase natural. Chegarei em Santiago em uma época em que as árvores estarão verdes e floridas. Feliz. Passei três meses maravilhosos aqui encima e sei que passarei outros tantos la embaixo.

Quando cheguei ao Valle Nevado tudo era novidade e meus olhos brilhavam por estar presenciando tantas alegrias. Os dias passaram e eu deixei de me apaixonar pelas coisas. Agora, como um encanto, aqui estou eu maravilhada de novo. Cada época com seus momentos únicos, com paisagens únicas, a cada dia havia uma novidade.

Que feliz sou por poder viver tudo isso. Que presente recebi. Quantas alegrias esse mundo ainda pode me brindar?

1 comentários:

Ligia boa noite, me ajuda quero ir para o Chile em Agosto e não sei que Roupas levar é muito frio mesmo??? me ajuda obrigado