Costumes de rua


Eu costumo ser muito observadora dos costumes das pessoas. Gosto de olhar o que fazem, como fazem, etc. Posso analisar isso de forma errada, a final são as minhas percepções, mas fica registrado (ainda que por um curto tempo) na memória o que presenciei.

Bom, nessas andanças de vida, existem coisas que são muito diferentes entre MEUS costumes e os costumes dos chilenos (generalizando).
Por exemplo, imaginem a situação em que estou na rua, apressada, procurando um endereço que não sei bem onde está.

MODO LIGIA DE AGIR:
*da uma olhadinha pra primeira pessoa que passe e abordar:
- Oi, posso te fazer uma pergunta?
- Sim.
- Onde fica a rua Merced com Mac Iver?
- blablablabla
- Ok, obrigada.


MODO CHILENO DE AGIR:
* da uma analisada completa na rua, olha desesperadamente sem saber a quem perguntar, procura uma barraquinha de revista ou doces.
- Oi
- Oi
- Bom dia.
- Bom dia.
- Como está?
- Bem, obrigado.
- Desculpa incomodar, mas posso te fazer uma pergunta?
- Anham.
- Sabe, é que eu estou atrasado porque vou para uma entrevista de trabalho. Eu estou sem trabalhar há um mês e preciso muito do emprego e agora consegui uma oportunidade.
- Anham
- Eu to um pouco perdido, não consigo achar a rua, voce pode me ajudar?
- Anham
- Aqui ta escrito Mac Iver com Merced. É isso mesmo?
- Anham
- Não sei bem se é para a direita ou esquerda essa rua.
- Pra direita
- Voce tem certeza que é pra la?
- Anham
- Pra lá né? (apontando)
- Anham
- Ah, muito obrigada, viu. Voce foi muito gentil. Que tenha um lindo dia e obrigada
- ok


Bom, deve ser por isso que as pessoas são muito secas pra responder quando a gente pergunta coisas nas ruas de Santiago... tem que ter muito amor no coração mesmo...

8 comentários:

Olá Lígia, meu nome é Andressa, sou brasileira e estou com planos para morar no Chile ano que vem. Honestamente, nesse momento estou com muitas dúvidas ainda do que preciso exatamente para viver aí sem passar por necessidades.
Encontrei seu blog aleatoriamente nos caminhos da internet por aí e achei bacana... Talvez possamos nos comunicar para dicas e etc.

(meu e-mail: andressacatarinacho@hotmail.com)

Gracias!

DESCULPA, MAS PRA ALGUEM DO CENTRO-NORTE QUE CHEGA EM SP OU NO SUL OS HABITANTES DESSAS ZONAS TAMBEM PARECEM TER O MESMO COMPORTAMENTO..KK

ALEM DO MAIS SERÁ QUE É O CHILENO QUE É SECO OU O BRASILEIRO QUE É METIDO A COOL, ESCROTO, FODÃO, SIMPATICO, AMIGUINHO DE TODO MUNDO, EXPANSIVO E TAL?..O BRASILEIRO QUER PARECER LEGAL E ACABA SENDO ARTIFICIAL, ENQUANTO OS CHILENOS MOSTRAM A VERDADEIRA FUÇA..SIMPLES ASSIM

03/01/2012 22:36:00

SIM, A AUTORA DO BLOG VAI DEIXAR A ROTINA DELA PRA IR DAR UMA DE GUIA TURISTICA DE GRAÇA PRA VC..KK

FORA SANTIAGO E VALPARAISO EXISTE ALGUMA CIDADE CHILENA MENOS ESTILO GRANDE CIDADE OU COSTA AMUVUCADA CHEIA DE FAROFEIROS?..

E QUE NÃO ESTEJA NA DIVISA ANDINA DO LESTE DO DEEP HINTERLAND NEM NO DESERTO DO NORTE PERTO DA DIVISA COM O PERU E NEM MUITO A SUL A PONTO DE CONGELAR?..

COMO OS CUSTOS VARIAM DENTRO DO PAÍS?..É MAIS EM CONTA IR NA FRONTEIRA COM A ARGENTINA OU PERU OU BOLIVIA PRA COMPRAR ALGO?..EXISTEM CIDADES DE FRONTEIRA ESTILO FREE SHOP QUE TEM NAQUELAS DO MERCOSUL ENTRE RS E PAÍSES PLATINOS?..

TEU BLOG É UMA MERDA..KK

Oi quando vc postou isso eu tinha 2 anos