Moai

Logo que chegamos a Santiago e fomos fazer o passeio a pé, me deparei com um Moai, na mesma praça onde está o Monumento de la Llama de la Libertad. Quando vi aquela coisa enorme na minha frente corri para fotografar!!!

Sabia que encontraria essa estátua e tinha prometido fotografar para enviar ao Junior Valler, sócio da agência de publicidade homônima da estátua.

Os Moai foram esculpidos pelo povo Rapanui que viviam na Ilha de Pascoa. São gigantescas, tendo cerca de 12 metros de altura. Eles são esculpidos em pedras vulcânicas e possuem diversos mistérios em torno de sua origem e significado: como esculpiram, quem esculpiu, como levaram peças tão pesadas a pontos tão distantes da ilha, o que significam, etc.

Aos "pés" deste Moai está escrito: "La distancia no aleja a los chilenos. Pascua esta en el corazon de la patria. Municipalidad de Santiago. Abril 1978".

O examplar teria sido retirado da Ilha de Pascoa por ordens de Pinochet e levado até o centro de Santiago. Muitas pessoas acreditam que os Moai trazem azar, portanto, na época, a população não foi a favor da inserção da estátua na paisagem da capital. Poucos meses depois aconteceu um terremoto muito forte na região, ocasionando a morte de algumas pessoas. Foi o suficiente para culparem o Moai e Pinochet. Hoje alguns chilenos mais velhos ainda não se familiarizam com tal item.

Quando fomos a Viña del Mar (litoral do Chile), passamos por outro Moai e lá estava eu fotografando novamente.

O guia nos disse que quem tocasse na estátua três vezes teria muita sorte. Minutos depois um outro chileno nos disse justamente o contrário, mas já era tarde, eu já tinha tocado a estátua muitas e muitas vezes. Metade pode ter dado sorte e metade azar, então fiquei na mesma...

Há controvérsias sobre a originalidade de ambas estátuas, pois um guia me disse que a de Viña del Mar era verdadeira e a de Santiago falsa, e outro dia nos afirmou o contrário. Na dúvida, tenho foto de ambas, agora é decidir no que acreditar. Eu prefiro acreditar no segundo guia, que era muito mais confiável e sabia passar muitas informações a mais (foi ele quem contou a história do Moai de Santiago).

4 comentários:

Eu não sabia que existiam Moais verdadeiros em Santiago...eu achava que era apenas na Ilha de Páscoa...
Quanto a sorte ou azar, não creio que uma estátua seja responsável, e se for, ainda bem que não toquei em vc tres vezes quando retornou ao Brasil. *rs.
Estou adorando isso...aprendendo muito sobre o Chile...ano que vem vc tem que ir para o Peru e fazer o mesmo, depois para Argentina, e Cuba, e assim por diante...
Beijão

lilicaaaa, óia meu nome ali !!!
ahshahs

valeu pela indicaçao, a foto ta linda, o chaveirinho tb e a moeda ta guardada.

beijaoooooooo

junior

hahaha mayrinha, ainda nao se eram verdadeiros ou nao, mas que me deram sorte, isso deram!!! e eu estarei contigo no ano que vem viajando a américa do sul!!!!!!!!!!


Junior... tinha que ter teu nome aqui ne... esses Moai sao so para voce *rs

Oi. É tudo tão fantástico... Eu queria ir até a ilha de páscoa... não sei porque mas desde criança que tenho interesse pela história . E principalmente da américa do sul. Ah também me chamo mayra! Sou uruguaia mas moro no Brasil há dez anos.. Quem quiser me add no facebook para falar ou trocar informações sobre estes assuntos... Mayra denisse navidad putzu... Bjos