Trânsito, ruas, avenidas, transportes

Falando particularmente de Santiago e das cidades turísticas, como Viña del Mar e Valparaiso, porque estive poucas vezes na periferia (sim eu fui para a periferia ver como que são as coisas lá) e não deu tempo de notar o trânsito fora da capital e cidades mais famosas.
O trânsito no Chile me encantou muito por ser extremamente organizado e por ter motoristas e pedestres educados. As pessoas atravessam nas faixas de pedestres, aguardam o sinal fechar e atravessam tranquilamente, não há aquela correria caótica de São Paulo, por exemplo.
Os motoristas, seja de moto, carro, ônibus ou qualquer outro veículo, param pacientemente nos semáforos. Não vi nenhum passar o sinal vermelho. Poucas vezes observei um congestionamento, quando ele aparecia era tão pequeno que não dava pra falar "Olha o congestionamento!". Os chilenos juram que há picos estressantes no trânsito, porém eu não vi isso. Creio que eles dizem isso por não conhecerem a terra da garoa.
As avenidas são lindamente arborizadas, largas, bem sinalizadas, com ônibus para praticamente todos os cantos.
O metrô é um dos melhores métodos de transporte ali. Há linhas para diversos pontos de Santiago e estações próximas aos pontos turísticos, universidades, comércios, etc. Andar de metrô é barato, seguro, útil e fácil.
Poucas vezes nota-se carros estacionados nas ruas. Eu não lembro de ter visto muitos estacionamentos privados, sinceramente não sei onde param todos aqueles carros!
As autopistas não possuem radares medindo a velocidade e tão pouco eles marcam presença na cidade. Questionando sobre isso, me disseram que no Chile apenas os policiais podem multar, nenhum sistema eletrônico é permito. Apesar disso não vemos pessoas ultrapassando a velocidade permitida e muito menos fazendo barbeiragens ou confundindo o trânsito. As pessoas parecem ser realmente educadas para manejar (dirigir).

A Estrada Panamericana (CH-5, conhecida como "La Panamericana") cruza Santiago muito próximo ao centro. Esse complexo de autopistas inicia no Alaska e termina na Patagônia!!! Por ela pode-se fazer uma viagem de um ponto até o outro, passando por belíssimas paisagens. A avenida pode ser vista na foto ao lado.
Em Valparaiso ainda encontramos os antigos ônibus elétricos funcionando. São bonitinhos, limpinhos, bem conservados. Na verdade essa parte do litoral chileno me trouxe muito saudosismo de tempo remotos, pois parte da cidade preserva o patrimônio histórico existente ali. A Rachel olhou as fotos e lembrou do filme "Diário de uma motocicleta", boa recordação.
Outro ponto diferente do que existe no Brasil são as famosas estradinhas para os centros de ski da Cordilheira dos Andes. Eu visitei Colorado, Farelones e Parva. Todos estão na mesma área e portanto utiliza-se a mesma estrada: Ruta Camino a Farellones, que também leva ao Vale Nevado. São 40 super curvas até chegar em Farelones. Com muita neve no asfalto e adrenalina alta (vou contar isso detalhadamente quando falar sobre o ski). Os carros são obrigados a parar em um determinado ponto para colocar correntes nas rodas e seguir viagem. Claro que isso tudo aconteceu porque no dia anterior havia nevado muito. Mas valeu a experiência emocionante.
Caminhar por Santiago é agradável também. Além de saudável é uma oportunidade de ir vislumbrando as diversas construções, pessoas, carros... a cidade, enfim. Certamente quem optar por isso vai se encantar e perceber que caminhar 15 ou 20 quarteirões gigantescos não é cansativo quando se tem tanta tranquilidade a volta. O problema do trânsito em Santiago é a poluição, afinal a cidade está cercada por imensas montanhas e a poluição não consegue sair daquele vale. Isso também atrapalha as fotos de pontos altos, já que a nuvem escura esconde as belezas da cidade.
Não posso terminar esse texto sem comentar do quão lindos são os carros. Que custam cerca de 40% mais barato do que no Brasil. Por isso, vemos muitos carros importados e luxuosos. Durante os oito dias eu vi um único Fusca em Viña del Mar. A inveja é inegável em muitos momentos...
Foto 1: Pedestres em Valparaíso
Foto 2: Avenida em Santiago
Foto 3: Avenida em Santiago
Foto 4: Plaza de las Armas
Foto 5: Estrada Panamericana
Foto 6: Ônibus em Valparaíso
Foto 7: Veículo com corrente a caminho de Farellones

2 comentários:

Então vc não encontrou nenhum Fiat-147, ou Kadet? Hehehe...viagem de rico é assim mesmo: só tem carrão...neve, vinho...coisa de fino.

hahahahaha nada de 147... nem sombra! *rs