Compras

Não fizemos grandes compras. Compramos apenas coisas que lembrassem o Chile para levar de presente aos amigos e familiares. A única coisa que trouxe para mim de lá é um leão marinho de pelúcia que olhou para mim com cara de "Gato de botas" e eu não resisti.
Nos shoppings há lojas de marcas comuns aqui no Brasil também, além destas há as famosas Falabella, Paris e Ripley, que são uma versão da C&A para patricinhas e mauricinhos. Nessas lojas encontra-se roupas de diversas marcas (Wangler, Ópera Rock, Diesel, etc) distribuídas por sessões masculinas, femininas, infantil, etc. Além de eletrônicos, perfumes e tudo o mais. Como disse, é uma C&A elitizada. Um dos shoppings que visitamos é o Parque Arauco, muito bonito e modernizado, cheio de plasma e som espalhados pelos corredores.
Segundo consta, os preços são muito mais baratos do que no Brasil, mas como eu não tenho o costume de comprar roupas que custem mais de R$ 200,00, não consegui pensar em comparações. Mas para se ter alguma noção, calças jeans da Vide Bula, lá custa cerca de R$ 70,00. Nessas mesmas lojas eu vi promoções que enchiam os olhos. Blusas para o frio intenso por apenas R$ 12,00, por exemplo. Ainda assim, os preços não nos incentivaram muito a gastar, até porque não teríamos espaço nas malas para trazer ao Brasil.
O cartão de crédito é aceito em diversos locais, inclusive bares mais simples. Eles aceitam dólar tranquilamente para quase todas as compras, o problema é que cada um realiza o câmbio como acha que deve, então pode-se ficar perdido em muitos momentos na hora de pagar.
Em um momento eu fui comprar uma água que custava 500 pesos e entreguei uma nota de 100 dólares pro senhor da barraquinha. E sairia feliz dali com a minha água de R$ 200,00. A sorte é que ele foi muito honesto e me ajudou a separar o pagamento correto. Essa situação aconteceu diversas vezes nos dois primeiros dias, e em todas as vezes (hahaha, ok, eu posso ter sido enganada em algum momento e não ter percebido) as pessoas me auxiliaram a pagar o que realmente custava.
Recomendo a fazer compras de lembranças chilenas nas feirinhas e nas lojas espalhadas pelos bairros. Os produtos são lindos e os preços justos! Isso já não acontece muito nos shoppings e lojas mais movimentadas. Na visita que fizemos a uma área da periferia, fomos até o povoado dos Poimare, lá encontrei artesanatos lindíssimos, totalmente fabricados por eles e por preços aceitáveis, em alguns momentos dava até vontade de pagar mais do que eles cobravam. Essa não é uma área muito visitada pelos turistas, porque as agências costumam não se interessar em levá-los até lá, já que é um pequeno povoado distante de Santiago, mas vale a pena passar pelo local caso se vá até a Isla Negra.
Outro dado importante, que espero que nenhum fiscal do governo me leia: se for comprar eletrônicos e não quiser pagar imposto no aeroporto (para compras acima de 500 dólares), prefira comprar em pequenas lojas, eles aceitam emitir notas com o valor mais baixo. Compramos um videogame para o meu irmão e a nota saiu no valor de 250 dólares. Apesar de termos realizado essa artimanha, não era necessário tanto sacrifício, já que ao passar na fiscalização brasileira eles nao conferiram o que tínhamos ou não nas bolsas.
Para quem é descontrolado em lojas o Chile certamente é uma opção maravilhosa para se passar alguns dias. Há muitos produtos baratos e muitas formas de pagamento. Portanto, se você for para lá, prepare-se para gastar muito ou se controle ao extremo, como eu e minha mãe. Porém voltamos um tanto arrepedidas por não termos comprado nada.

2 comentários:

que loucura fazer uma viagem pra qualquer lugar que seja e nao comprar nada...devem ter ido com dinheiro contado então...

Loucura é a pessoa viajar e só fazer tour pelos shopping, caminhar pela cidade com sacolas e mais sacolas.