Bien Venido al Chile definitivamiente

Desde 13 de fevereiro estou vivendo no bairro Universitário de Santiago. Devido a esta mudança de vida, deixei meus relatos sobre o Chile parados por aqui. Infelizmente me esqueci de trazer as anotações feitas durante os passeios anteriores, porém não deixarei de escrever. Agora com a visão de uma residente, estudante de jornalismo e professora de língua portuguesa (brasileira).
A mudança para esta cidade foi, na medida do possível, tranquila. Com seus choros, medos, desejos, problemas, soluções, concordâncias e discordâncias, porém tudo aconteceu sem grandes tropeços e maiores complicações. Planejei a mudança durante seis meses, aproximadamente, e nesse período MUITA alteração nos planos aconteceu. A princípio vinha com a idéia de um intercâmbio, depois com a idéia de um relacionamento, depois apenas para estudar e juntar dinheiro, e por último com um pouco de tudo e um pouco de nada e muito receio de haver mais mudanças inesperadas.

A cada problema que aparecia (passaporte, visto, transferência, dinheiro, moradia, trabalho, etc), aparecia uma solução em seguida, normalmente com o auxílio de alguma alma boa, dessas que todos encontram pelo caminho da vida, mas quase nunca se reconhece.
No final, tudo estava praticamente resolvido:
1 - Gastei uma quantia absurda de dinheiro em carimbos e legalizações de papéis para convalidar meus estudos feitos no Brasil;
2 - Gastei tempo, paciência e tranquilidade absurdos para que todos os documentos estivessem perfeitamente dentro das exigências da universidade chilena, e acabei vindo sem os papéis porque não houve tempo hábil a deixar tudo correto no Brasil;
3 - Viajei sem visto de permanência e me mantenho aqui como turista. Tenho até 10 de maio para que o visto temporário de trabalho esteja em minhas mãos, ou terei que passear pelo Brasil antes do imaginado para conseguir mais 90 dias de turista;
4 - Após buscar frenéticamente por apartamento ou alojamento de estudante por todo o centro de Santiago, encontrei na internet uma residência estudantil, onde estou vivendo atualmente (e adorando);
5 - Milhares de currículos enviados por e-mail resultaram em uma vaga para ensinar português a extranjeiros numa escola de idiomas na comuna de Providência;
6 - Brigas, mentiras e discussões com uma pessoa, ocasionaram uma separação muito bem vinda no momento exato;
7 - Encontros, conversas, sinceridade e respeito me levaram a conhecer pessoas geniais e em especial uma que atualmente é meu braço direito e "pau pra toda obra" por aqui.
8 - Angustias, discussões, choros, dores e separaçoes me tornaram mais forte e me trouxeram até meu sonho, e transformaram-se em alegrias, descobertas, sentimentos, loucuras, risos, passeios e uma vida na medida em que eu sempre desejei. Não me sinto arrependida pela escolha que fiz.

PS: desculpe se eu tiver misturado alguma coisa em espanhol com português, revisei o texto, mas alguma coisa pode ter passado. Meu cérebro ainda ta confuso com as línguas.

6 comentários:

Olá, Lígia! Seja bem-vinda ao Chile! Também sou brasileiro e resido aqui há um ano.

Muito legal esse seu blog. Encontrei-o qdo buscava informações sobre "rutas turísticas en Chile", e não é que me defronto com uma brasileira escrevendo, pode! hahahahahaha Muito bacana.

Vou te escrever um e-mail pra trocarmos alguma idéia.

Inté!

Olá! Estou indo viajar para o Chile, gostei muito das dicas e comentários publicados! Continue escrevendo! ;)

Abraços, Carol

Fui lendo seu blog do meio para o começo, depois para o fim. Em algum momento vc mencionou que gostou tanto do Chile que poderia se mudar para lá; a seguir descobri que vc está morando no Chile. Fiquei comovida, muito bonito mesmo. Parabéns pela coragem, pelos posts, por tudo. E obrigada pelas dicas, viajo para o Chile mês que vem! :)

Risos...

Tive a mesma impressão que a Silvia, entrei no seu blog, buscando informações do chile (vou passar minhas férias de janeiro ai)... fui lendo.... lendo... lendo, por fim me deparei lendo todo ele... muito interessante, gostei muito. Parabéns e boa sorte ai.

Adorei o que voce postou sobre o Chile! Ando buscando informações de como é a vida por esse país, os costumes, enfim.. pois pretendo fazer intercâmbio por 3 mesês, no final do ano, para estudar a lingua espanhola.
Provavelmente ficarei em albergue estudantil também, no condado de Providência.
Sucesso!!

Olá Lígia,
Você ainda reside no Chile? Eu estou querendo ir para aprender espanhol (tenho noções básicas - já faço curso aqui no Brasil) e quem sabe conseguir um trabalho relacionado a gastronomia que é a minha área. Poderia me ajudar com dicas de cursos bons e não caros entre outras? Obrigada Luciana (lucianachagas@yahoo.com.br)