Trauma

Hoje na rua percebi que fiquei traumatizada com as movimentações policiais. Estava no centro em busca de uma galeria com lojas de equipamento fotográfico, caminhava pela rua Mac-Iver e comecei a ouvir as sirenes, haviam também policiais organizando o trânsito e outros vigiando pela segurança local.

Não precisei pensar muito para perceber que algo estava por acontecer nos próximos minutos. Caminhei mais rápido, olhando sempre para trás para ver se algo estava se aproximando. Vários carros da polícia passaram por mim e eu já estava com o coração mais acelerado.

Olhei para trás novamente e vi dois fotógrafos próximos a mim. Não hesitei:
- Desculpa, o que está acontecendo?
- Uma manifestação sobre saúde, nada de mais.

Ele me respondeu sorrindo, com cara de: "Não se preocupe, não vai acontecer nada de grave contigo". Fiquei aliviada com a resposta e o ar de tranqüilidade que o rapaz me passou. Continuei meu caminho, mas segui pensando no quanto eu estava assustada com isso.

Em vários outros momentos, em outros dias, outras ocasiões, eu ouvi o inconfundível som da "polícia de guerra" daqui e fiquei apreensiva. Sinal de que eles me traumatizaram com o dia em que eu fui pega de surpresa durante as manifestações estudantis.

Depois, de longe, vi o protesto passando, várias pessoas com cartazes e fazendo barulho. Dessa vez eu não quis me aproximar para saber mais...

0 comentários: