Experta em duas rodas


Quero comprar uma bicicleta para mim. Preciso fazer algum exercício porque estou entrando para categoria dos chilenos que não fazem nenhuma atividade física (por aqui existe uma forte tendência ao sedentarismo, ainda que muitos resistam a isso e façam algum movimento com o corpo).

Bem, fui então buscar bicicletas, primeiro por internet (porque minha vida é virtual) e depois de pesquisas, parti para algumas lojas no centro da cidade.

Passei por uma em que não haviam muitos modelos e os preços eram altos demais para minha necessidade (custavam mais de 400 reais). Quero uma bicicleta simples, sem muita frescura porque vou utilizá-la apenas para passeios em parques cercanos ou para ir a universidade, de repente.

Cheguei em uma outra loja onde haviam muitos modelos. O rapaz que me atendeu começou a me mostrar diversas possibilidades e me perguntou que tipo de bicicleta eu queria. Respondi que queria uma que custasse menos de 200 reais (aprox. 50.000 pesos).

Ele começou com muitas perguntas ao estilo: “Perguntas idiotas, tolerância zero”. Como:
- Para que você vai usar a bicicleta?
.Resposta pensada (RP): para o único que ela serve, pra pedalar...
- Qual tamanho?
.RP: o que serve pra mim caramba, que tamanho mais vou querer?
- Qual marca?
.RP: ainda não deu pra entender que da no mesmo pra mim?
- Tem com dois, um e nenhum amortecedor. Veja essas...

Bom, provavelmente para quem entende de bicicletas, essas perguntas não devem ser tão idiotas, muito provavelmente o vendedor entendia bastante de bicicletas e queria me vender uma que fosse realmente perfeita para mim. O problema é que ele também deveria saber, ou ter percebido com minhas respostas, que EU não entendo nada de bicicleta e queria uma simplesmente para me divertir em alguns poucos minutos de alguns poucos dias. Estava escrito na minha testa que eu não era experta em bicicletas e ao invés de me perguntar mil preferências, o vendedor poderia ter me explicado a diferença entre as opções que tinha, assim provavelmente eu poderia responder ou ter alguma opinião.

Me deu saudade dos velhos tempos (beeeeem velhos) em que eu queria uma bicicleta e ia com meu pai a uma loja. No local eu escolhia a bicicleta mais bonita, vermelho ou rosa, sentava nela e saía feliz com meu novo brinquedo. Era muito fácil, eu escolhia aquela que era mais atrativa visualmente e isso me servia por largos anos, até que eu crescesse e tivéssemos que ir a loja outra vez para escolher uma um pouco maior.

O vendedor não me perguntava para que eu queria uma bicicleta, era obvia demasiado a resposta. Também não me perguntava se o cambio tinha que ser Shimano ou Shimena, o que viesse na bicicleta me faria feliz da mesma forma. Ele também já sabia o tamanho que me acomodava, não me perguntava se eu queria aro 14, 20, 24, 26... ele tinha a certeza de qual me servia. O único que ele fazia questão de perguntar era que cor mais me agradava e se, por acaso, não tivesse o vermelho que me interessava, ele me convencia de que a rosa também girava as rodas e também me faria a mais feliz do planeta por ter com que pedalar.

Sendo assim, saí um pouco triste da loja em que estive por aqui. Sei que o rapaz tinha boas intenções, mas me desestimulou com tanta coisa que eu deveria revisar numa bicicleta antes de fazer a compra. Cheguei em casa e partir para minha aula particular e auto-didática na internet: O que saber antes de comprar uma simples bicicleta.

Descobri que eu deveria saber muito mais do que o valor desejado. Aliás, descobri que com o valor que eu desejo existe uns 99,99% de chances de a bicicleta ser péssima e eu me arrepender. Mas, pra ser sincera, acho que eu vou me arrepender muito mais é de comprar uma bici mais cara e depois vê-la parada no pátio da casa. Portanto, continuo querendo uma que custe menos de 200 reais (o que parece ser quase impossível de encontrar hehehe).

Minha saga continua. Até o fim do mês pode ser que eu consiga algo... a esperança não termina.

E por falar em esperança, domingão to no estádio nacional chileno para ver a seleção brasileira arrebentar no futebol. Domingo é a comemoração (????) da nossa independência, portanto o time brasileiro tem a obrigação de ganhar... Vamos BRASIIIILLLLLLL.

2 comentários:

Holaa
sou de sampa....e sempre estou visitando seu blog, eh muito bom, vc escreve mto bem!!
adoro o chile, e se tudo der certo ainda farei um intercambio ai, ADORO espanhol.
bjuss....boa sorte ai!

obrigada pelo carinho. pretendo escrever mais vezes aqui, deixei ele bem largado nos ultimos tempos. abracos