Amanha eu transformo essa carta em um texto mais bonito e interessante... hoje so copiando:

Bom, eu descobri que o chile é o país dos protestos... incrível... adoram fazer parada por tudo... se o paozinho aumentam, eles saem na rua e fazem a maior confusao que fica passando o dia todo na televisao... mas aqui é o país dos protestos impossíveis... eles têm uma policia especializada em acabar com manifestações na base na porrada... é quase inacreditável... e depois saem os políticos na televisão pedindo que as pessoas sejam mais pacificas na hora de fazer manifestos e blablablabla... fiquei indignada porque outro dia me vi no meio da confusao sem saber

Não conta pra mãe heim

Sai pra fazer uma entrevista de manha e no caminho, aqui na rua de casa ainda, comecei a ver um monte de estudante correndo (sabia que era estudantes porque os de colégio aqui ainda usam uniforme tudo igualzinho... brega pra kct, mas ok)... bem... vi eles correndo e comecei a ouvir o carro da policia chegando Tb... daí lembrei de um manifesto que eles tão fazendo há mais de um mês por causa de uma nova lei educacional que votaram hj (e eu não sei o resultado pq não fui procurar)... pois bem... fiquei assustada... tava toda arrumadinha, maquiada, de banho tomado e tudo... ai pensei: fudeu!!! Pq pela televisão eu já tinha percebido a merda que é qd tem manifesto estudantil... é pedra pra tudo quanto é lado...

Continuei caminhando adiante (pq eu não podia me atrasar pra entrevista) e na próxima esquima mudei de rua... e adiantava? O carro da policia tava vindo justo daí... e o carro é uma mistura loca de ccaveirao com transformers... eles vêem jogando gás lacrimogenio pela rua e água (que nem carro de água msm)... e aquele barulho, gente correndo, gritando... alguns se escondendo...
Meu deus... que faço agora NE???
Parei grudada na parede junto com outras pessoas medrosas como eu e esperei o carro passar... ai já tava quase cagado msm (ups)...
O carro passou e eu continuei meu caminho, bem rapidinho, de salto, querendo morrer... juro que lembrei da mãe mil vezes aquela hora, pensando em o que ela faria se estivesse no meu lugar (ela ia entrar na primeira casa que encontrasse hahahaha)... mas que casa? Pura universidade e prédios... impossível...
Mudei de rua de novo, mas a merda tava la também, tinha estudante saindo pelos bueiros... não sei como sai tanto junto de uma vez e por todos os lados... um saco...

E o barulho era infernal... tava stressada...
Continuei nos passos rápidos como a mãe ensinou hahahaha.. mas de salto, já viu NE... deveria ter ouvido ela qd ela dizia que eu tinha que aprender a andar de salto hahahaha... aprendi a andar devagarzinho, mas correndo com medo eu não aprendi...

Bem... continuei meu caminho do medo (parecia filme de ação hahahaa) e veio outro carro da policia... entrei numa universidade junto com umas pessoas por inércia, não sabia nem onde tava mais...
O carro passou jogando gás... meus olhos encheram de lagrimas, não sei se pelo gás ou se de medo, de raiva, sei La... eles não têm noção das coisas... jogam gás em todos e não so onde tao concentrados os estudantes de verdade (a massa do protesto era na avenida principal, os que estavam correndo por ai eram os medrosos que não queriam sofrer mais...) uma pedra, lata, sei La, pegou num carro estacionado... barulhao!!! Alarme disparado... Caracas, que faço? Saio daqui e volto pra casa ou continuo o caminho?
ok, continuo o caminho, ter um emprego nesse momento é mais importante... (ainda que eu corria o risco de chegar na entrevista mais maluca que um doido)...

Bem bem... continuei... naqueles passos desesperados, olhando para os lados... ao mesmo tempo que eu tinha medo eu tinha vontade de ver o que ia acontecer... sabe, acho que um bichinho de jornalista me dizia que eu tinha que ver mais...

Cheguei finalmente próximo de uma estação de metro, onde eu acreditava estar segura... ai que vi o bicho comer, pq eu já estava na tal avenida onde estava a massa...
A confusão tava dum lado, eu fui para a outra entrada do metro... advinha? Fechada, lógico... com a merda que tava encima, como iam deixar as portas abertas?
Olhei pro outro lado, caos... pensei: se eu passo rápido junto com as pessoas boas, me salvo NE...

Fui passando... nessa vi um fotografo, jornalista, com credencial, ser levado com violência por um policial... os outros fotógrafos e câmeras que estavam ai gritavam: é da imprensa, é imprens.a.. mas não adiantou nada... levaram na base de empurrão e ponta pé...

To passando, to passando... uff... pegaram um estudante na minha frente... ali... parado... o cara tava passando e dois brutamontes o pegaram pelas pernas e braços... ele esperneava... as pessoas do meu lado diziam: ele não tava fazendo nada, pq pegaram ele?
Eu pensei: que merda de policia é essa???? Que merda ta acontecendo aqui? Quero gritar, quero me unir aos estudantes e mandar esses policiais pra puta que pariu... pq enquanto isso tudo passava os gases e água não paravam de ser lançados e vi muito estudante ser levado prum caminhão na base da violência, estupidez, ignorância.. como querem manifestações pacificas depois? São estúpidos? Burros??... é lógico que esses estudantes vão voltar pras ruas com muito mais raiva depois...

Cheguei no tal outro lado da estação e advinha??? Fechado Tb... que faço??? Que faço??? Tem mais gente parada ai, querendo entrar Tb... q fazemos??? Ufff parei uns minutos, já estava cansada, tinha mais gente ai, me senti mais segura... mas é claro que não

Alguma confusão chegou ate mim... não tinha mais pra onde correr, era so olhar e esperar a merda feder...

Levaram meia dúzia mais de estudantes... acabou a confusão perto de mim... estávamos mais tranqüilos... mas ahi... looooooogico que não ia ficar nisso

O tal carro da policia foi sair e nisso soltou um “pum” de gás lacrimogêneo, mas uma jarrada mesmo, uma coisa inexplicável, sem razão, pq já não tinha estudantes próximos de nós... e adivinha?
Bem na hora tinha um senhor, com mais idade que o pai, atravessando atrás dessa merda desse carro... todo o tal gás caiu sobre ele... mas tudo, duma vez... como se fosse um pumzao mesmo...
O senhor ficou todo branco... inteiro branco... horrível... aquilo de longe já dói nos olhos, no corpo inteiro deve ter sido uma sensação péssima, me deu pena, ravia, ódio... tudo... e os policiais foram embora, como se não tivessem feito nada.. a imprensa filmou e entrevistou... se fu... o cara entrou com demanda contra a policia... bem feito!

Decidi que já tinha passado da hora de eu correr dali... caminhei três quadras (uff imensas) mais e cheguei na outra estação (eu não sei andar de ônibus ainda, so de metro), e ai consegui entrar e fui nervosa para entrevista

Cheguei no lugar 15 minutos atrasada... mas cheguei... descobri que era entrevista em grupo... já estavam todos ai
Pensei que era entrevista para um cargo de marketing numa empresa, pq tinham me chamado para isso... eu tava toda bonita e alegre, crente que já era minha a vaga...

Mas o dia tinha que ser completo... sabe para que era??? Vaga para oferecer cartão de credito Visa para os freqüentadores de uma loja de material...

Acabou o dia NE???



1 comentários:

cuidado com o bonde do fumacê, te pega daqui, te pega delá...

no Rio tá faltando um carro destes pra detetizar os mosquitos da dengue, agora quanto a violência e o cenário de guerra, estamos iguais aos irmãos (irmão de quem?)