Quer estudar no Chile?

De um momento ao outro eu decidi que queria estudar no Chile. Analisando sua economia, histórico social, cultura, percebi que estava optando por um bom país.

Em um princípio a Universidad Católica estava em minha mente. É considerada uma das melhores aqui no Chile e tem uma estrutura de deixar todas as outras com inveja. Eu me encantei por ela. Mas quando olhei para a mensalidade, o ideal ficou irreal. No sistema de educação superior daqui, mesmo as universidades públicas são pagas (e muito bem pagas).

Haviam inúmeras outras opções. Em Santiago o que não falta são universidades de todos os estilos, preços, posição política e religiosa... conversando com algumas pessoas, cheguei a conclusão de que a Universidad de las Américas (UDLA) estaria no perfil que me acomodava.

Hoje estudo jornalismo nessa universidade e não tenho do que reclamar. Já estudei na Puc e na Unip em Campinas (SP), e a UDLA ganha das duas. Tanto em qualidade de ensino quanto em estrutura, equipamentos, etc. Além disso os professores são amorosos e dedicados, dispostos a nos transformar em bons profissionais, e a Faculdade de Jornalismo está sempre atenta para os novos desafios e em como fazer para transformar essa jornada mais adequada a atualidade. Temos vários professores que trabalham nos grandes meios de comunicação do país e possuem muito o que transmitir de informação. Vejo um comprometimento com a qualidade a todo momento.

Claro que para chegar até ai como aluna, sofri um bocado. Isso porque os tramites para conseguir a transferência me custaram muitos minutos de trabalho. Eu não fazia idéia do que deveria fazer para conseguir transferir meus estudos no Brasil para cá. Então o caminho foi árduo.

Pensando nisso enquanto conversava com uma paulistana que quer vir estudar aqui, percebi que estava na hora de escrever algo sobre isso. Vou colocar abaixo os passos básicos a seguir se você quer TRANSFERIR seu curso para uma universidade chilena. Os casos de intercambio são a parte e de pós graduação ou convalidação de títulos também são distintos e posso explicar depois também.

Cada universidade tem seu regulamento e solicita determinados documentos para aceitar seus estudos no estrangeiro. De qualquer forma, existem documentos básicos que todas pedem, são eles:
1 – Certificado de ensino médio – legalizado;
2 – Histórico escolar (universitário) – legalizado e que contenha APROVADO ou REPROVADO em cada disciplina, além da nota obtida;
3 – Certificado de aluno vigente (matrícula), indicando o total de períodos cursados (semestres), total de semestres da carreira, e que o aluno não possui nenhuma disciplina pendente;
4 – Carta explicando a escala de notas aplicada (qual nota máxima e mínima para aprovar);
5 – Programa de estudos de cada disciplina.


Depois os principais passados a seguir seriam:
1 – Terminar de estudar o semestre no Brasil (para que você tenha as notas do semestre no histórico e possa solicitar os documentos);
2 – Solicitar os documentos na universidade em que estuda (informe que você irá reconhecer firma e necessita saber em qual cartório deve levar os documentos);
3 – Reconhecer firma de todos os documentos no cartório indicado;
4 – Enviar o histórico escolar e o certificado de ensino médio ao Ministério de Relações Exteriores do Brasil para legalizá-los (fica em Brasília e os documentos podem ser enviados por correio);
5 – Levar estes dois documentos no Consulado Chileno no Brasil (depois de legalizados pelo MRE);
6 – Fazer cópia de todos os documentos, por segurança (pedir copia autenticada dos históricos legalizados);
7 – Trazer todos os documentos para o Chile;
8 – Levar os documentos legalizados (histórico e certificado) no Ministério de Relações Exteriores do Chile para oficializar a legalidade deles;
9 – Entregar os documentos na universidade solicitando “Ingreso vía Convalicación”;
10 – Esperar a resposta da universidade.

Para fazer tudo isso você, obviamente, necessita de um pouco de tempo e dinheiro. Cada tramite tem um custo, nem sempre muito baixo, portanto esteja preparado.

Existem pessoas e empresas dedicadas a fazer todo o trabalho por você. Mas com um pouco de dedicação, com certeza você é capaz de fazer tudo sem grandes dores de cabeça.

121 comentários:

Oi Ligia, tudo bem?... navegando pela net, encontrei seu blog. Estou caçando informações e possibilidades de estudar no Chile. Será que pode me dar uma ajudinha? meu interesse é para doutorado e na área de história da medicina. Tb tenho a possibilidade de transferir um curso de graduação, já que curso uma segunda faculdade aqui no Brasil, mas opto pelo doutorado em primeiro lugar. O que estou procurando exatamente é algum especialista na área. De qualquer modo, s puder dar uma força, fico grata!
abraços

Ola Dy, escreve no meu email que eu te ajudo no que puder. Aqui existem algumas boas faculdades... abracos

Olá Lygia, Tudo bem??
Estava fazendo uma busca no google e dei de cara com seu blog. Será que você pode me dar uma "forcinha"? Sou formada em turismo e faço especialização em gestão cultural. Tenho muuuita vontade de aprofundar meus estudos em culturas latinas.
Você pode me passar seu email para trocarmos algumas informações?

Olá Ligia,
sou Cristian Lema, chileno.

Quería te perguntar se é possivél colocar informaçôes sobre Estude No Chile no sue site....

Obrigado e desculpa por te incomodar....

Abraços

Cristian Lema

Fernanda, se voce me escreve no meu email, te respondo tudo, sem problemas!

Cristian, em geral escrevo sobre as coisas que conheco e vivencio, como ainda nao conheci voces, nao me sinto a vontade para escrever sobre. estou voltando pra Santiago e assim podemos conversar... abracos

Oi Lygia,

Se não for te atrapalhar me envie seu email para:
fernanda_maura@hotmail.com

Bjinhos!

Aew Lígia, fiquei animado em saber sobre as universidades aí no Chile. É preciso jah ser universitário aqui no Brasil, ou pode-se começar um curso de graduação aí no Chile? tow muito feliz soh de pensar em fazer um curso superior aí... obg

Olá, me chamos Expedito tenho um sonho de estudar Medicina fora do Brasil, sou formado em ADM, mas não me realizei, e não quero ir para Bolivia como mtos, adorei o que li e pesquisei sobre o Chile, e ficaria mto grato se me ajudasse, é possivel fazer medicina ai ?? O que devo fazer ?? Como ingressar ?? Qual o custo ??

MSS- expjunior@hotmail.com

Oi Lygia, por favor me responda: quanto custa a mensalidade de uma universidade de medicina no Chile? Um abraço.
Sonia sonia@artelivre.net

oi lygia!
eu estava pesquisando na internet sobre as possibilidades de cursar medicina no chile e dei de cara com seu blog. vc pode me ajudar?gostaria de saber o valor mensal,custo de vida,como ingressar?o que tenho que fazer?

pode escrever para: katianamendes@gmail.com
por favor,vou esperar anciosa.
abraços.

Olá
Gostaria de informações sobre ingresso para mestrado e doutorado nas universidades chilenas, se possivel é claro...
obigado
Matheus

Ola Ligia, tudo bem? Me chamo Leonardo e sou do Maranhão-Brasil.
Bom,já naveguei por todo o seu blog e achei bem legal.Eu tenho 22 anos e nao sou formado, o meu real interesse é Estudar Jornalismo aí no chile.Estudo Adiministração aqui no maranhão mais agora meu pai estar me apoiando para que eu posso estudar oque eu realmente tenho vontade de estudar.Queria saber quais as pricipais faculdades de jornalis e as que oferecem melhor custo beneficio pois nao tenho muita grana.Existe processo celetivo(vestibular)? Qual a epoca adequada para se organizar? Meu Msn é leozera-emusic@hotmail.com, me adiciona ou manda um imail...gostaria muito de conversar com vc, e me preparar para ainda em 2010 ingressar se as possibildades forem favoraveis..
Um super beijo e muito prazer...

Oi Ligia tudo bem? Gostei de suas dicas e gostaria muito de estudar ai no Chile, porem não sei como faço nem como dou o primeiro passo Será que você poderia me ajudar na questão das universidades, trabalhos, onde morar etc...?? estarei esperando sua ajuda. desde ja agradeço
meu email e msn é giulia_bd@hotmail.com
Beijos

Olá Lígia,

estive no chile e amei, fiquei com vontade de morar la. porém andei pesquisando na net, as universidades, e gostaria de saber se todas sao pagas. vc sabe se há a possibilidade de concessão de bolsas a estrageiros (eu!) para doutorado?

meu email é nandavx@yahoo.com.br

mto obrigada
abraços

OLÁ, Ligia eu me chamo Júlio professor de história formado no Brasil. Gostaria de saber se é possivel estudar medicina ai no chile e se o mercado de trabalho para professor é bom. Gostaria se for possivel que me envie os primeiros passos para buscar o ingresso em alguma faculdade de medicaina. E quais seriam os custos da faculdade e moradia. Desde já agradeço as informações. Abraços Júlio

Email: julioprofessor@hotmail.com

Ligia, tudo bem?
Sou Felipe, brasileiro, engenheiro redcem formado, estou na australia estudando ingles e antes da minha volta ao brasil gostaria de estudar no chile por 2 meses para adquirir um espanhol aceitavel, voce tem dicias de escola para me passar? algo pra indicar?

Olá Lígia tudo bem?
Estava pesquisando pela internet informações sobre as possiblidades de estudar no Chile, daí entrei no seu blog. Se possível gostaria que vc me indicasse por onde começar a procura por uma instituição. No meu caso gostaria de fazer mestrado por aí. Estou terminando minha graduaçaõ em Ciências Sociais pela UNESP-Marília Ja mke falaramq ue o amis fácil é contactar a embaixada, mas sinceramente não sei o que fazer. Se possível você´poderia me mandar um e-mail com estas informações: samaraslash@hotmail.com . Desde já agradeço pela antenção!
abraços

Olá Ligia, tudo bom?
Será que voce pode me ajudar?
eu estou acabando o 3 no do ensino médio e gostaria de cursar enegnharia de alimentos no chile, como faço para ingressar nas faculdades dai? Cada universidade tem seu vestibular ou é tipoo ENEM ?? se vc souber de algumas datas me ajudaria bastante..

Muito obrigada,
stephany
email: ste_fp@hotmail.com

Olá, tudo bem?
Gostaria de informação sobre medicina no chile, valor de mensalidade e aluguel.
Faço medicina na bolivia, mas gostaria de transferir pro chile,, será possivel?

rta_mao@ig.com.br

abraço, grata!

Oi, Lígia! Tudo bem?

Depois de várias pesquisas encontrei o seu blog. Minha dúvida é sobre o preço de cursos de doutorado. Você tem uma ideia de quanto custa a mensalidade do curso de doutorado em literatura na Universidade do Chile?

Desde já agradeço.

Fabiana.

Olá, eu sou Brenda , Brasileira tenho 14 estou cursando o primeiro ano do ensino médio e procuro faculdade de Letras, Português/Inglês Boas e baratas.

se puder me indicar alguma,Agradeço.

Obrigada.

Olá Lígia, como vai?

Gostaria muito de conversar com vc através de e-mail. Vi suas dicas sobre como estudar no Chile. E eu tenho esse interesse. Pode ser?

Obrigada!

E-mail: alinnegama@hotmail.com

Olá Lígia, encontrei seu blog e meu desejo em estudar fora do Brasil só aumentou. Estou me formando em Pedagogia e gostaria de fazer uma especialização fora. Se vc puder me dar dicas de universidades e de bolsas de estudo ficarei grata. Obrigada meu e-mail é daianad2sl@hotmail.com

Olá Lígia...navegando pela net para procurar como estudar fora do Brasil, encontrei...seu blog....que por sinal adoreii...maravilhoso...
Estou fazendo enfermagem, pela faculdada católica, e gostaria de saber como faço para transferir meu curso pra fora do Brasil? Por intercâmbio? Não conheço muito bem essas coisas!
Se vc puder me dar algumas dicas e me ajudar fico grata!
Obrigada! meu e-mail é nadinhamota@hotmail.com

Oi Ligia me chamo Tarcylla, tenho 25 anos, sou enfermeira no Brasil porem o meu maior sonho é fazer medicina, como vc ja sabe as faculdades de medicinas sao mto caras, fui p Santiago e me encantei com a cidade... Se puder responda essas perguntas por e-mail :gostaria de saber o valor mensal de medicina,custo de vida,como ingressar?o que tenho que fazer?
aguardo sua respota! desde ja agradeço!
meu e-mail é : tarcyllachaves@hotmail.com

Oi tudo bem?
Sou farmacêutico e moro no Brasil, gostaria de saber se ai no chile, consigo obtenção de novo titulo para ingressar na faculdade de medicina sem precisar de fazer vestibular, gostaria de saber o custo da faculdade e de vida ai no chile, no mais agradeço e espero uma resposta.
jaimerpn@yahoo.com.br

Ei, gostaria que me tirasse uma duvida.
Sou filha de chileno, tenho 16 anos, e esse ano termino o 3º ano do ensino médio aqui no Brasil.
Pretendo fazer minha faculdade no Chile.
Quais documentações são necessárias para que eu possa estudar lá?
Abraço.
Espero resposta: daniela-morrison@hotmail.com

Olá Ligia.

Sou portuguesa e ando a ponderar estudar 1 semestre no Chile no curso de jornalismo. Poderia-me dar mais informações? Agradeço muito o seu contacto andy_andreia91@hotmail.com

Oi Ligia :)

Estou tentando me comunicar com qualquer universidade chilena... mas não consigo, pois não tenho RUT OQUE FAÇO??? estou DESESPERADA LIGIA, se puder me ajudar, agradeço,
Hedi
Espero resposta: isa-bubu@hotmail.com

Olá Ligia, buenas tardes rs!!
Adorei o seu blog e não é a primeira vez que venho aqui e leio todas essas coisas maravilhosas. Gostaria de saber em quanto tempo a universidade ficou pra te aceitar no Chile, porque vou começar a cursar Direito aqui e pretendo terminar aí no Chile. Voce por favor poderia me dar uma ajuda. Qualquer coisa meu email é pisique_pc@hotmail.com Muito obrigada. Agradeço o contato!!

OI Lígia tudo bem?gostaria de saber por gentileza se você poderia me informar sobre o processo de estudar Medicina?se você sabe mais ou menos a faixa de preço das matrículas e mensalidades?se uma pessoa for graduada em um curso de saúde pode convalidar algumas cadeiras para aproveitamento?desde já agradeço sua atenção:

Ana Almeida (anaquel.almeida@gmail.com)

oi tudo bem? eu estudo direito aqui no brasil faço o 6º periodo e gostaria de saber se existe a possibilidade de transferir o curso para o chile..por favor me envie um email para saber melhor..Obrigada.
jessica-sodre@hotmail.com

Querida, tenho algumas perguntas sobre fazer uma pós em Santiago. Não sei seu email, poderia mandar uma para mim? Assim, seria mais fácil. liane.ane1@hotmail.com
Obrigada!!!!

olaa estou pensando em estudar gastronomia no chile, o que voce me recomendaria ? voce tem noçao de quanto custa mais ou menos esse curso? se poder me ajudar meu email é : lucasmellosurf@hotmail.com obrigado

Oi Ligya tudo bem? minha pergunta e no momento estou no chile vou comecar a fazer um curso de espanhol e quero comecar a fazer faculdade aqui e pesquisei ja alguns precos e cursos..e escolhi comercio exterior que esta com um preco bom e e uma carreira internacional entao gostaria que voce me orientasse a respeito de como conseguir a visa de estudante..quais sao os documentos necessarios..o que devo fazer vou ao brasil no final de setembro ou inicio de outubro..e ja quero da entrada nessa papelada...meu email jessica-sodre@hotmail.com e desculpa a falta de pontuacao e acentos rs esse teclado e americano..obrigada.

Bom dia Lígia, meu interesse é pós graduação direito ambiental. Gostaria, se possível de trocar informações contigo. Estou deixando meu email para q possa enviar o seu.
Grata.
vanessamazzer@ig.com.br

Oi, me chamo Artur e queria saber se você poderia me ajudar em me explicar como faço para cursar Medicina em Santiago no Chile?
Queria saber sobre tudo, como faço para ingressar, quanto estão as mensalidades, se as universidades sao boas mesmo? Nunca sai do Brasil e queria sua ajuda.
Desde já agradeço sua compreensão.

meu email: arturaugustobarroso@hotmail.com

Oi lígia, sou enfermeira e professora, estou procurando mestrado no chile e acredito que encontrei na universida vina del mar. O que vc acha? Você poderia me informar tmb, questão de preço real, eu ia este ano mas não deu só irei ano que vem agora, preciso de sua ajuda...

Att

Ola Ligia!!!

Acabei de voltr do Chile, e estou encantada com o país. Conclui aqui no Brasil uma facu, de Gestao Financeira, e gostaria de fazer admnistraçao com enfase em comercio exterior!! Tenho algumas duvidas! Será que voce poderia me ajudar?? Tipo
--É possivel, eliminar as disciplinas que ja cursei aqui? de forma que quando iniciar a outra faculdade, nao necessitar faze las de novo!??
--Ou voce acha melhor eu inicar a facu aqui, e pedir a tranferencia?? Preciso de seus conselhos!
--Para estudar em alguma universidade do Chile, necessito o DELE?
-- E por fin, onde eu posso conseguir um site das boas faculdades de Santiago?

Boa tarde Lígia, tudo bem?

Faço espanhol a 2 anos. Tenho o Pós-intermediário e busco fluência neste idioma que é minha paixão.
Quero estudar no Chile, poderia me passar dicas e lugares?

anjopaschoal@gmail.com

Este é meu e-mail.

Já te agradeço por me ajudar através deste blog.

Sucesso!

Abraços,

Angélica

Olá lígia meu nome é Ana Cinthya e estou procurando uma universidade boa e barata de medicina no chile vc poderia me citar alguns nomes??

Obrigada pela atenção.
Com carinho,Ana Cinthya.

Oii ligia, gostaria de uma ajudinha sua, tenho meu namorado no chile, quero ir estudar ai, estou cursando unip, quando vi que comércio exterior tem uma grade muito melhor que aqui, fiquei mais empolgada ainda, por favor se puder me ajudar sobre as documentações eu agradeço
lua.comex@hotmail.com
saludos

Olá Lígia, me chamo Rebecca. Td bem com vc?
Queria escrever isso para seu e-mail, mas n consegui encontrar...
Achei muito legal seu blog!!
No final do ano passado, conheci aí... e sinceramente amei! Estou apaixonada, Santiago é maravilhoso, a educação é outra, o Brasil infelizmente ainda tem muito que evoluir... ://
Eu gostaria de fazer faculdade de medicina aí, você sabe algo sobre faculdades de meicina daí? mensalidades? qualquer coisa em relacao a esse assunto que puder me informar fico grata!!
E moradia, no Brasil temos as repúblicas, aí tem algo parecido? perto das escolas tem apartamentos para estudantes? e vc sabe o valor em média?
muito obrigada!!
meu e-mail é rebeccamorimblog@hotmail.com
beijoss
qualquer dica e ajuda que possa me dar agradeco muitoooo!!!!

Oi Lídia tudo bem? eu moro em pernambuco e estou com vontade de estudar no Chile, ainda não faço faculdade e pretendo prox ano fazer por ai. Tem como vc me ajudar? Quero saber o preço em media das faculdades de publicidade dai,como funciona essas coisas.. e se tem vestibular para as faculdades federais e se é muito concorrido. Te agradeço bjos
meu e-mail- gabryellbasto@hotmail.com

You should be a ρart οf a contest for οnе of the finest blοgs on the wеb.
Ι am gоіng to recommend this web site!


Here is mу homepаge: V2 Cig Review

ola lygia..to indo morar no chile e gostaria de saber se é dificil ingressar nas universidades por ai. pretendo fazer engenharia quimica ou medicina. soube que tem q fazer uma prova tipo vestibular, vc saberia me da alguma informaçao. obrigada. meu email: anaelisia@hotmail.com

Ligia ! ! !
Gostaria de saber como é que eu faço para termina a minha graduaçao ai no Chile?
obrigado e aguardo retorno!
grato.
Cláudio dos Anjos

Thank you fοг another magnificent aгticle.
The place еlse may just anybodу get that tуρе of info іn ѕuch
an ideal method οf writing? I hаѵe a prеsentatiоn subsеquent week,
аnd I am оn the lοоκ fоr ѕuch informаtіon.


my hоmepage :: hamsinfon.tj

If you are going for most excellent contents like mе, just ѵіsit this ωeb sitе
eveгy day for the гeason that it offers quality сontents, thanks

Αlso νisіt my webpаge: click the up coming document

Have you eνer consіderеd publishіng an e-bοok or guest authoring on other
blоgs? I have a blog based on the same information you
diѕсuss and would reallу likе to have you
share some stories/infοrmation. I know my subscribers would value yοur ωork.

If you are even remоtely intеrested, feel free to shoοt me an
e mail.

My web sitе ... motorbuddys.com

Olá Lígia, gostaria muito da sua ajuda! Sou fisioterapeuta, mais tenho meu grande sonho em fazer medicina e sei que as oportunidades no Brasil são muito complicadas, além de muito caras. Me falaram a respeito da medicina na Bolívia, mais soube que o ensino é péssimo, já no Chile obtive respostas muito positivas, e como você já tem a experiência e vivência neste País, gostaria muito que me ajudasse em relação a informações sobre os custos de Medicina ai no chile, como conseguir vaga, as complicações e pontos positivos, ah sim e apartamentos para estudantes, assim como também gostaria de saber se tem como trabalhar na minha área enquanto estiver por ai!? Obrigado, aguardo/ paulovictor.fisio@hotmail.com

Olá, Lígia.. tudo bem?
Eu gostaria de saber o processo para o ingresso do curso de medicina nas faculdades dai, sobre a mensalidade e o custo de vida. Se puder me ajudar eu agradeço muito!

juliasizenando@gmail.com

Olá Ligia!

Meu caso é diferente do seu, pois ainda não entrei na faculdade, por não ter passado no vestibular.
Gostaria de maiores informações sobre como ingressar em curso superior no Chile?
Aguardo contato através do
e-mail: andrecaria@hotmail.com
Obrigada
Andrea

Olá Ligia, sou Marcos e estou bem interessado em estudar no Chile, gostaria de saber sobre as universidades que oferecem o curso de engenharia mecânica, também gostaria de informações sobre o custo de vida se é possível trabalhar e cursar a universidade e se há empregos para estrangeiros. meu contato é marcos_lopes93@hotmail.com desde já agradeço.

Olá Ligia, gostaria de terminar o 5 ano de direito no Chile, como funciona a questão de trabalho, visto, é caro a PUC do Chile?

Meu email rubenszion7@icloud.com

Obrigado desde já

Oi Lygia adorei seu blog, e gostaria de uma ajudonha sua, sou formada em Biomedicina , e tenho interesse em fazer medicina, gostaria de uma genteza sua, quanto tempo tenho q cursar ?? Quais os valores das universidades, quais os tramites que tenho que seguir para ingressar??? Custo de vida como moradia ??? Jah tenho 32 anos e não quero perder tempo quero tentar para ir agora no inicio do ano !!!! Muito obrigada !!
daly.silva@gmail.com

Olá ligia estava pesquisando sobre a medida no Chile, vc poderia mim passar algumas informações? Meu email é: elisananeves@hotmail.com agradeço desde já

Olá ligia estava pesquisando sobre a medida no Chile, vc poderia mim passar algumas informações? Meu email é: elisananeves@hotmail.com agradeço desde já

Olá Lígia, gostaria muito da sua ajuda! Sou enfermeiro , mais tenho meu grande sonho em fazer medicina e sei que as oportunidades no Brasil são muito complicadas, além de muito caras. Me falaram a respeito da medicina na Bolívia, mais soube que o ensino é péssimo, já no Chile obtive respostas muito positivas, e como você já tem a experiência e vivência neste País, gostaria muito que me ajudasse em relação a informações sobre os custos de Medicina ai no chile, como conseguir vaga, as complicações e pontos positivos, ah sim e apartamentos para estudantes, assim como também gostaria de saber se tem como trabalhar na minha área enquanto estiver por ai? Muito obrigado diegogmg6@hotmail.com

Tenho a mesma dúvida do Diego, sou Fisioterapeuta e gostaria dessas informações também. Desde já obrigado. joaoacyr@yahoo.com.br

Oi Lygia, tudo bem !!! Sou estudante de Medicina aqui na Bolívia há 2 anos, gosto daqui, mas sempre quis fazer medicina aí no Chile, me manda o preço de medicina aí na UDLA, aceita transferencia será ? e custo de vida qt fica ao final....grato se poder me ajudar ... bruno.medicina1404@gmail.com

Oi Ligia, gostaria que vc me ajudasse. Sou brasileira e estudo medicina aqui na Bolívia e gostaria de transferir para o Chile. Vc pode me ajudar?? Qual Universidade eu poderia tentar pedir transferência e se a Universidade é boa e se vc , souber valor de mensalidade. Muito Obrigada. Me chamo Dayane.
dayaneyona@yahoo.com

Oi Ligia td bem! Gostaria de saber informações sobre medicina no chile, custo, moradia, transporte e tudo mais.

Mayara-brisola@live.com

att.

Olá Lígia preciso só de uma ajuda sua a carta explicando a escala de notas aplicada (qual nota máxima e mínima para aprovar) onde eu consigo?
Pretendo iniciar a faculdade em santiago mas nao sei onde posso conseguir este documento. Muito obrigada!

Ligia
Você abandonou seu blog??
Minha filha quer ir cursar universidade en Santiago,
Rosana M Not
Romeingast@gmail.com

ika muito bom seu blog, super informativo tenho um grande sonho de ir para o chile, mas as inormaçoes são um pouo precárias na internet, enfim, pelo que entendi não existe universidade gratuita la, ate as publicas tem uma taxa correto? há como transferir o curso ou devo inicia-lo ai no Chile mesmo, a minha área é letras c ênfase no Espanhol,e depois de todos os documentos entregues, a universidade demora para liberar a resposta? e o processo entre mandar os documentos e a resposta da faculdade é muito demorada? obrigada Raquel

Oii, vc sabe me dizer quanto custa o curso de Medicina na Universidades Privadas?

Oi Lígia, estou procurando algumas informações de estudo no Chile...vc pode me mandar seu emaill? O meu é melvilarinho@yahoo.com.br

Boa Lígia, estou procurando algumas informações, se possível me encaminhar seu e-mail.
(julianadois@gmail.com)

Grata

Oi Lígia,
Quais as opções de Faculdade de Medicina para alunos já formados?
É necessário prova de seleção?
Aguardo retorno.
tslessa@yahoo.com.br

Olá, um grupo no face chamado Projeto medicina me indicou seu blog como referência de dicas sobre como estudar no Chile, você sabe quais faculdades ai posso cursar medicina? O custo é muito caro ? O que preciso saber pra pensar talvez em decidir cursar medicina ai ?
Obrigada desde ja :)

Olá Lígia, gostaria muito de saber como ingressar em uma faculdade ai do Chile, de preferencia PUC, queria saber como faço, se possuem o curso de Engenharia Química, poderia me ajudar?

vamp.yuukikuran@hotmail.com

Olá Lígia,
Tenho vindo ao Chile 4 vezes ao ano em períodos de 1 semana. Eu gostaria de estudar com professor nativo aulas de espanhol particular. Como estou a trabalho teria que ser a noite. Tens indicação de algum professor que se disponibilize de vir no hotel?

Abs.
Mauro SantAnna

Olá Ligia,
Gostaria de saber se só pode ingressar quem já faz faculdade e pede transferência ou eu posso começar um novo curso nas universidades daí.

Meu email é sheroongp@gmail.com, se vc puder me passar o seu, ajudaria muito.

Beijos e Obrigada

Oi, encontrei seu blog pela net e gostei, quero fazer mestrado no Chile em Santiago, quero saber os valores de mestrado em direito e como faço para faze-lo, tem aqueles semi presenciais
meu nome é iza emeu email: iza.a.brito@gmail.com

Oi tudo? Me passa seu e-mail por favor. Obrigado. Aguardo resposta.

Ola ,Lígia. Bom lendo seu blog vi diversas pessoas com a mesma dúvida que eu... Quero fazer Medicina no Chile , já tenho família morando la.. Porem não sabem me explicar o que preciso rs. Se puder entrar em contato larissa_jhennyffer@hotmail.com obrigada pela atenção

Olá Lígia, te adicionei no facebook. Estou com pretensão de ir fazer Medicina no Chile. Gostaria de algum auxílio, obrigado!

Email: elioramalho@hotmail.com

Boa noite, me formei em jornalismo também em janeiro de 2015 e quero fazer pós ou mestrado no Chile, sabe ou pode me indicar alguém para me orientar? Obrigado José.

Boa noite Ligia. Tudo bem com você? Eu tenho uma filha que já está no terceiro de vestibular. Ela quer fazer medicina e aqui os vestibulares estão cada vez mais concorridos. Gostaria de saber e caso seja possível me ajudar o seguinte: como se faz para entrar numa PUC do Chile? Qual o valor da mensalidade, alimentação e moradia? O Ensino é de qualidade? Quando são realizados os vestibulares no Chile? Meu e-mail é geraldovelho@hotmail.com. Muito obrigado!

oi, Ligia, poderia me dar informações sobre as faculdades de medicina, valores, moradia.

Agradeço desde já

Luciana

lucianaconcobre@gmail.com

óla, eu sou helton, eu gostaria muito de fazer curso de medicna em chile sera que você possa me imformar mais sobre o que posso fazer pra que eu possa realizar este sonho, brigado aguardo, resposta.

helton-veiga@hotmail.com

Olá, Lígia! Tudo bem? Estou interessada em ingressar numa universidade (pública) no Chile. Durante minhas buscas por mais informações, encontrei seu blog, encontrei alguém que pode me socorrer. Será que você poderia me ajudar?
Caso possa, deixo aqui meu e-mail para conversarmos melhor, ok?
E-mail: nataliacerqueira02@hotmail.com

Estou no aguardo. Desde já, agradeço.
Abraço!

Olá Lígia
Gostaria de saber sobre as mensalidades, se existem bolsas de estudos, e se poderia terminar minha graduação de engenharia de produção caso consiga

olá ligia
me chamo maria eduarda e estava pesquisando sobre estudar no chile e encontrei seu blog. ele é muito bom!!!!
gostaria de saber se pode me ajudar. gostaria de estudar medicina, não sei bem qual o procedimento ai e se o valor vai dar p pagar.
meu email é madu_50@hotmail.com
desde já grata

Ola , sou o Leonardo , curso matematica em uma faculdade em santo andré - sp , e queria saber se tem como me transferir pra poder estudar na puc do chile? , quais os requisitos , eu pesquisei e não ficou muito claro pra min, estou enviando meu email: zumzum999@hotmail.com

aguardo respostas , obg

Olá Ligia

Sou Verônica.
Conheci o Chile apresentando trabalhos no mestrado e me encantei. Gostaria de maiores informações sobre o doutorado em Educação, quais as melhores universidades em relação a custo qualidade e qual o processo a seguir.

Meu e-mail é veronicagsantos@yahoo.com.br
Agradecerei seu retorno
Abraços

Ooi Ligia,

Me chamo Cecília,
Conheço o Chile através de viagens, trabalhos escolares e do meu namorado que é chileno. Ele, que no momento vive no Brasil, vai voltar pra lá. E eu gostaria de acompanhá-lo. Porém ainda estou no segundo ano do ensino médio. Pretendo terminar o terceiro ano no Brasil, e cursar a universidade de medicina no Chile. Gostaria de saber quais as melhores universidades, o custo das mensalidades e o sistema de bolsa de estudos.

Meu e-mail é ceciliaripilica@bol.com.br

Agradeço o retorno
Beijos

Oi Ligia,

Meu nome é Dalvan eu moro em Santiago, quero estudar no IP Chileno Norteamericano. O único probelma é que eu tenho meu certificado de ensino médio e nao está convalidado. Eu preciso saber quais sao os passos que voce fez para canvalidar seus estudos e poder ingreasar na UDLA? Podería me informar por favor já que eu preciso fazer os mesmos passos? Obrigado. Preciso muito da sua resposta. Meu email é neponucenocl@gmail.com Dalvan Neponuceno 56 9 94742531.

Olá liga. .. td bem....
Vou estar em santiago no próximo dia 25... e gostaria de ver com vc se tens alguma informação a respeito de cursos na área da saúde nesses dias?! curso a faculdade de educação física e gostaria de aproveitar caso haja algo na região. ..
Obrigada...

Gostaria de informações a respeito de mestrado em politicas publicas vc conhece alguem do Brasil que faz? Teria como passar algumas dicas de mestrado obrigada

Oi! Me chamo Daiane!!!E tenho muita vontade de fazer mestrado em educação no chile. mas estou com dificuldades em saber quais os documentos necessários para realiza-lo!!! Gostaria de saber se você pode me dar orientações sobre a questão. Fico o aguardo. Esse é meu email:
felix_daiane@hotmail.com

Oi, gostaria que me informasse sobre o curso de medicina no chile, quanto custa, quantos anos são, posso creditar matéria já que sou formada em biomedicina no Brasil e se o diploma do Chile é valido no Brasil?
Me chamo Fernanda meu e-mail: mf-sa@hotmail.com

Olá ligia
Gostaria de saber sobre medicina no Chile
Obrigado
Marlon.casagrande@hotmail.com
Obrigado
Aguardo

Olá ligia
Gostaria de saber sobre medicina no Chile
Obrigado
Marlon.casagrande@hotmail.com
Obrigado
Aguardo

Fernanda tb quero saber exatamente oq vc tem dúvida, se já esclareceu por favor me informe
Obrigado aguardo

Fernanda tb quero saber exatamente oq vc tem dúvida, se já esclareceu por favor me informe
Obrigado aguardo


Oi, Ligia tudo bem?

Gostaria de fazer doutorado no Chile, área de meio ambiente/ sustentabilidade. Pesquisei algumas faculdades, mas me confundi com prazos, processos seletivos, documentos. Você pode me ajudar?

Obrigada

Olá,Lígia tudo bem? eu gostaria de saber sobre faculdade no Chile eu quero fazer engenharia civil! Como tenho a fazer me envia no e-mail:viviap_jfturbo@hotmail.com

Ola Lygia, tudo bem?!!

Vi seu blog e fiquei muito interessada.

Tenho feito pesquisa na internet, mas ainda é tudo vago, então se pudesse me ajudar.

Estou interessada em fazer um curso de mestrado na universidade do chile, e queria saber quando começa as inscrições, não consegui ver no site.

Tem como me ajudar?

Ola estou enteresanda em cursa faculdade de medicina e mais barata poderia me indicar uma e o que eu poderia fazer o que o preciso? Os trâmites pra morar fora sendo que aki no meu estado ta muito caro. Agradeço E espero que leia minha mensagem e me responda e a jude me.

Oi Lígia, adorei sua iniciativa e tentar ajudar quem também quer estudar no Chile. Me formei no final de 2015 em Engenharia Ambiental e Sanitária e gostaria de fazer uma pós graduação no Chile. Você tem sugestões de Universidades boas nessa área?

Oi Ligia,queria tirar um dúvida sobre o curso de Direito, se tem a possibilidade de transferir para uma universidade do Chile, ou se não é possivel. Obrigada.

Oiii Ligia,
Tenho interesse de transferir minha faculdade pra alguma universidade chilena, que fique em Santiago. Faço Engenharia Mecânica preciso de ajuda!!!!
Meu namorado irá de mudar e eu decidir ir com ele!
@nicksantos_@hotmail.com
queria saber os valores das particulares e como faço pra entrar numa pública, no Brasil estudo numa federal.

Oi Lígia, Boa noite estava lendo seu blog e me interessei em saber mais sobre curso de Medicina, mensalidades custo de vida em geral. Será minha segunda graduação a primeira fiz direito
Meu e-mail marlon.casagrande@hotmail.com
Obrigado

Oi Lígia, Boa noite estava lendo seu blog e me interessei em saber mais sobre curso de Medicina, mensalidades custo de vida em geral. Será minha segunda graduação a primeira fiz direito
Meu e-mail marlon.casagrande@hotmail.com
Obrigado

Olá. .estudar medicina veterinaria cono sería? ? Estou em Bolívia e queria estudar em Chile. ...alguen poderia me informar algo?? Obrigado

Olá. .estudar medicina veterinaria cono sería? ? Estou em Bolívia e queria estudar em Chile. ...alguen poderia me informar algo?? Obrigado

olá ligia, gostaria de saber como transferir minha faculdade de farmacia pro chile.
obrigada, boa tarde
meu email: lorraynnem60@gmail.com
aguardo anciosa seu retorno

Boa tarde Lígia. tudo bem? Estou precisando muito de algumas informações. meu sonho é fazer medicina, e estou pensando muito em conquista-lo no Chile. Mas antes, preciso saber o valor de mensalidades, já procurei pela web e não estou encontrando. preciso saber também o custo de vida. se você puder me ajudar, ficarei muito grato.

olá lígia, td bem?! tbm faço jornalismo (na Unesp) e achei o Chile um país interessantíssimo para terminar meus estudos. Mas eu gostaria de saber tbm se o custo de vida por aí é muito caro

quais sao os passos pra ir estudar no chile no curso de medicina ? toni.dbv@gmail.com

Boa noite, gostaria de uma ajuda com informações como custos de vida, custos de faculdade, alugueis, facilidade de emprego, salario,... Gostaria de saber tambem se existe alguma possibilidade de cursar medicina aproveitando o que ja cursei no BRASIL por favor poderia me ajudar :
email.. gabi-russi@hotmail.com

Ola, Lígia! Você poderia me ajudar a saber qual a mensalidade de uma Faculdade de Medicina em alguma Universidade no Chile? Pfv!

adriorenovar@hotmail.com

Boa tarde, gostaria de tirar uma duvida com você sobre a forma de ingresso na UDLA. Tenho interesse pela área de relações internacionais, na universidade, porém não sei se há exigência para que se faça uma prova para ingresso. Sabe me informar se há mesmo prova in loco?

Grata desde já

Oi querida já vi que es supra solicitada não sou mais jovem mais tenho sonho de fazer medicina sou psicólogo e graduado em direito no Brasil gostaria de estudar no Chile pois parece que a moeda facilita pode me orientar? Tem vestibular? luizes007@gmail.com grato

Boa tarde alguém pode me dar uma ajudinha ? Preciso saber qual Universidade para o curso em engenharia ambiental no chile .

Quero muito estudar la e quais passos devo seguir.

Boa noite!
Meu nome é RENATA, sou graduada em 2 cursos no Brasil. Tem possibilidade de uma pessoa que tenha graduação, cursar uma nova Graduação, sem ter que fazer prova? Ou o melhor jeito é iniciar a graduação no Brasil (pedagogia), e depois solicitar transferência para faculdade no Chile?
Além dessa graduação quero fazer pós em psicopedagogia, como faço para está fazendo a pós aí?
Sabe informar o mercado de trabalho para pedagoga, e psicopedagogia tem mercado de trabalho no Chile?
No Brasil sou formada (Fisioterapeuta, e em informática).
Preço de moradia numa quitinete, e apartamento de um quarto no Centro de Santiago. Gostaria de morar no Centro.
Aguardo sua ajuda pelo email fisioformadosveiga@gmail.com.

Oi Lígia, estou pesquisando faculdades no Chile para fazer pós graduação, você poderia me ajudar? Quero saber como faço pra conseguir me matricular, sei lá, ganhar uma bolsa kkkk, como faço?

Ola, como faço para estudar medicina no Chile? Queria informações sobre faculdades e preços você pode me ajudar?