Dias depois do terremoto, não tenho duvidas de que os jornalistas no Brasil não deveria somente ser obrigados a ter um diploma (coisa que já não necessitam ter), como também passar um longo treinamento de ética, responsabilidade e humanidade.

Parece que falta muito para o jornalista brasileiro ser eficiente e capacitado para a tarefa diária que recebe nos jornais impressos, revistas e televisão.

Hoje, vivendo a realidade de uma tragédia humana bem de perto e acompanhando as noticias no Chile, Argentina, Espanha e Brasil, vejo que falta muito para os profissionais de comunicação social no Brasil serem considerados éticos.

Vi muitas pessoas serem entrevistadas, entre meus amigos alguns, como eu, participaram de entrevistas virtuais para jornais, sites e televisão. Vergonha.
Não faltaram os erros de digitação, a falta de informação do jornalista, a publicação de dados falsos, os erros geográficos, a omissão, a mentira, a não compreensão do que se falava.
Conheço pessoas com histórias trocadas, idades trocadas, cidades natal trocadas, relatos trocados, mentira mentira mentira. Onde está a verdade jornalística? Onde está nossa Federação Nacional dos Jornalistas?
Não existe mais necessidade de verdade para colocar uma matéria no ar? Não existe investigação previa e pos-entrevista?
O que está acontecendo conosco?

Tive a sorte de ser entrevistada por um meio de comunicação que colocou meu relato na integra, sem trocar uma virgula. Agradeço ao jornalista Bruno Constante pela oportunidade que me deu em falar e por ter sido honesto comigo: http://mtv.uol.com.br/noticias/tremor-saiba-o-que-aconteceu-no-chile

Diferente de outros colegas nossos de profissão que não pensaram duas vezes antes de inventar historias para publicar.

Faço novamente um apelo: IMPRENSA BRASILEIRA, PAREM DE FAZER SENSACIONALISMO COM O QUE ESTÁ ACONTECENDO NO MUNDO. Utilizem o espaço que vocês tem para as coisas reais. Sacar sangue de nós não é tudo o que gera audiência. Sejam mais fiéis a nossa profissão. Estou decepcionada.

Liberdade de expressão não significa comunicar as historias da própria cabeça.

1 comentários:

o seu desejo não vai acontecer. As emissoras e jornais brasileiros são extremamente manipuladores e isso eu já percebi faz bastante tempo. Recentemente, o Papa Francisco veio ao Brasil e deu uma entrevista à Rede Globo dentro do avião dele. A reporter mentirosa disse que o Papa "deixou claro que a Igreja está aberta para apoiar os homossexuais". Quando eu vi isso tive a certeza de que não valia mais a pena dar audiência para TV nenhuma. A igreja considera homossexualismo pecado e jamais aceitaria isso como norma, pois é um pecado! é simples assim. Porque a reporter mentiu descaradamente daquele modo???
o jornalismo no Brasil acabou.